Já bateu aquela dúvida cruel na hora de escrever se é cocô ou cocozinho?
Calma, você não está sozinho nessa! Muita gente se confunde quando o assunto é o docinho delicioso feito com coco ralado e outras gostosuras.
Afinal de contas, essa palavra leva acento ou não?
E por que tem gente que escreve errado? Se você está procurando a resposta certa, veio ao lugar certo. Vem comigo que eu te explico tudo direitinho!
A regra é clara (e você vai se surpreender!)
Na língua portuguesa, a palavra que se refere ao fruto do coqueiro é “coco”, sem nenhum acento.
Simples assim!
Por ser uma palavra paroxítona (onde a sílaba tônica é a penúltima) terminada em “o”, ela geralmente não segue a regra de acentuação. Parece até brincadeira, não é? Mas essa é a pura verdade.
Aí você me pergunta: “Mas e o tal do ‘cocô’, com acento?” Bom, esse termo existe sim, só que seu significado é beeem diferente.
‘Cocô’ é aquela palavra que todo mundo conhece (e evita falar em público, haha), ou seja, as fezes!
Tá, mas de onde veio essa confusão?
A bagunça toda começou porque algumas pessoas queriam diferenciar o docinho com nome de fruta daquele assunto escatológico.
Por isso, passaram a escrever o docinho como ‘côco’. Só tem um probleminha: essa forma com acento é totalmente incorreta e não existe na gramática.
A resposta que todo mundo procura (e um bônus!)
Resumindo tudo em um parágrafo bem explicadinho para tirar suas dúvidas: A forma certa de escrever o docinho é cocozinho, sem acento.
Aliás, além do brigadeiro de cocozinho, outros doces e palavras derivadas da mesma fruta seguem a mesma regra: cocada, coqueiro, água de coco…nada de acento nessas palavras!
😎 Dica esperta: Agora que você já aprendeu isso tudo, aproveita para ajudar aqueles amigos que ainda não sacaram a diferença entre cocozinho e ‘cocô’. Mostre a eles esse artigo para acabar com essa dúvida de uma vez por todas!